Representantes de bancários de bancos internacionais se reuniram no Paraguai

A 13ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais foi realizada nos dias 15, 16 e 17 de agosto em Assunção, no Paraguai. Sindicalistas de diversos países discutiram as estratégias para enfrentar as dificuldades que os bancários enfrentam em bancos como BB, Itaú, Santander, HSBC e BBVA, entre outros.

O presidente da Fetraf-RJ/ES, Nilton Damião Esperança, representou a entidade no evento e enviou, de Assunção, o seguinte relato:

Neste último evento da UNI Global Union ocorrido em Cidade de Assunção, no Paraguai, ficou claro que a categoria bancária, em toda América Latina e Caribe ,está sendo vítima, por parte de seus governos, do mesmo tipo de ataque, envolvendo de forma autodependente precarização, demissões e práticas antissindicais.

Os aspectos conjunturais na região da América Latina e Caribe incluem a desaceleração econômica, que se transformou em recessão com forte impacto no mercado de trabalho. Segundo o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgado pela UNI, a taxa de desemprego chegará, ao final do ano, a 8,4%, o ponto máximo em uma década, com 5 milhões de pessoas passando a integrar as listas de desocupados.

Além da perda de postos de trabalho, a UNI destacou uma piora na qualidade do trabalho na América Latina e no Caribe, com uma redução dos salários reais (-1,3% em 2015), um aumento da informalidade, queda na proporção dos assalariados sobre o total de ocupados e um aumento do trabalho por conta própria.

Também foi analisado o processo de digitalização da categoria, onde ficou nítido que a inteligência artificial, antes uma peça da ficção científica, hoje é uma realidade. A questão não é de resistência às novas tecnologias, e, sim ressaltar a necessidade de regulação contra riscos e fraudes, principalmente no tipo de serviço bancário, além de suas consequências no desemprego.

Por fim, embora a conjuntura bastante complexa, o evento produziu uma carta de intenções em uma ação conjunta de todos os sindicatos de bancários na região América Latina e Caribe, como foco de resistência a essa política neoliberal vigente.

Ressalto que ações como esta vão ao encontro de uma palavra muito simples: Unidade. Não só na teoria mais também na prática.

Gostaria também de parabenizar a diretoria Contraf-CUT pela sua efetiva participação nos foruns da UNI Global Union.

 

Fonte: Fetraf-RJ/ES