PETRÓPOLIS: chapa cutista Unidade, Igualdade e Luta é eleita com 97,28% dos votos

O processo eleitoral, para a gestão 2017/2020 do SindBancários Petrópolis transcorreu tranquilamente durante todo o dia de ontem (30/05) e encerrou-se às 18 horas. Durante todo o dia de votação, bancários e bancárias, ativos e aposentados, depositaram seus votos nas urnas (fixa e itinerantes), disponibilizadas pela entidade.

A chapa 1 – Unidade, Igualdade e Luta/CUT, conquistou 250 votos, dos 257 votos totais, o que representa 97,28% de aprovação. O processo de apuração foi realizado na sede do Sindicato e contou com a presença dos companheiros e companheiras dos sindicatos da base da Fetraf-RJ/ES (Sindicato dos Bancários do Rio, Sindicato dos Bancários da Baixada, Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense, Sindicato dos Bancários de Friburgo, Sindicato dos Bancários de Teresópolis, Sindicato dos Bancários de Três Rios e da própria Fetraf RJ/ES) e do Movimento Sindical de Petrópolis (em especial os sindicatos dos Têxteis, dos Vestuários, Vigilantes, Lapidários, Metalúrgicos e Alimentação).

Paridade de gênero

Com a eleição da Chapa 1, com 15 homens e 15 mulheres, o SindBancários Petrópolis torna-se um dos primeiros sindicatos a garantir em sua diretoria a paridade de gênero proposta pela CONTRAF-CUT. A aplicação do princípio da paridade significa a garantia de que as mulheres tenham o mesmo acesso ao poder político em todos os seus níveis, a começar pela própria organização sindical, garantindo que elas estejam representadas da mesma maneira que os homens em todos os âmbitos da vida social, econômica e cultural.

A Chapa 1 – Unidade, Igualdade e Luta – CUT, agradece aos bancários e bancárias que no dia de ontem, exerceram o seu direito de voto e que acreditam e confiam no trabalho realizado pelos membros dessa entidade, onde o compromisso é dar continuidade ao trabalho e avançar no sentido de fazer uma representação sindical combativa, atuante e qualificada dos bancários.

“Vivemos tempos difíceis na economia, na política e principalmente, nas relações capital-trabalho. A terceirização aprovada na Câmara dos Deputados já é uma realidade. Agora temos ainda as reformas trabalhistas e da previdência, sendo conduzidas pelo Governo, sem a participação dos trabalhadores e da sociedade em geral. Temos consciência que somente com a participação e unidade dos trabalhadores, seremos capazes de superar tudo isso” – declarou o atual Presidente do Sindicato, Marcos Alvarenga.

O mandato tem início no dia 28/08/2017 (data da posse formal e realização da assembleia que irá definir os cargos da diretoria, inclusive da presidência) e término no dia 27/08/2020.

 

Fonte: Seeb-Petrópolis