PETRÓPOLIS: Bancários e mais 13 sindicatos participam de seminário

Um seminário de gestão sindical com foco em reforma trabalhista e reforma sindical foi o programa de sábado para cerca de 150 sindicalistas e ativistas petropolitanos. Bancários, comerciários, gráficos, lapidários, metalúrgicos, porteiros, professores (Sinpro), Vigilantes, Trabalhadores da alimentação, da Construção civil, das industrias têxtil e do vestuário, profissionais da saúde e do turismo assistiram ao segundo seminário de gestão realizado na cidade e voltado para dirigentes sindicais e ativistas dos movimentos sociais e estudantis.

O evento teve duas mesas. A primeira, sobre reforma sindical, teve a participação de José Reginaldo Inácio, secretário de Educação da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria, e José Geraldo Santana, advogado e assessor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino. Em seguida, o assunto foi reforma trabalhista, com a advogada Rita Cortez, que presta assessoria ao Seeb-Rio, e o presidente do Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro, Álvaro Quintão.

Os presentes demonstraram choque ao saber dos detalhes da nova legislação. “A maioria das pessoas ainda tem muitas dúvidas e talvez não perceba a extensão das mudanças. Percebemos que muita gente ficou assustada com o que foi falado no seminário”, relata Conrado Felipe Klippel, secretário-geral do sindicato. O diretor Luiz Claudio Ferreira da Rocha, também presente ao evento, avaliou que o tipo de informação apresentada é importante para nortear o movimento sindical. “Daqui para frente os sindicatos terão que ficar ainda mais atentos durante as negociações. Alguns detalhes não estão claros e é importante alertar os dirigentes para o que vamos enfrentar a partir de 11 de novembro”, pondera o sindicalista.