Petrópolis: audiência pública discute reformas

Fotos: Igor Moura

 

Em um plenário com galerias lotadas o vereador Leandro Azevedo (PSB) recebeu o deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) e o economista José Luís Fevereiro, membro do Diretório Nacional do PSOL. Damous falou sobre reforma trabalhista e Fevereiro apresentou informações sobre a reforma da previdência.

A audiência pública foi convocada a pedido de diversas entidades dos movimentos sindical, social e audipub_petrop_reformas_19-06-17_02estudantil de Petrópolis. Participaram representantes dos sindicatos dos bancários, comerciários, trabalhadores da alimentação, da indústria têxtil, do vestuário, lapidários, vigilantes e metalúrgicos, entre outros. Também estavam presentes integrantes de partidos de esquerda, movimentos estudantis e de juventude e o CDDH, entidade de defesa dos direitos humanos.

Apesar da importância da discussão, somente o vereador Leandro Azevedo, que convocou a audiência, esteve presente. “Lamentamos a ausência dos demais vereadores neste evento que discutiu assuntos que são do interesse de toda a sociedade brasileira”, critica Marcos Alvarenga, presidente do Seeb-Petrópolis.

A população, ao contrário, compareceu em massa ao evento, lotando as galerias do plenário. Este interesse se reflete também na receptividade que os ativistas têm observado em seus contatos com a população. “Enquanto fazíamos a panfletagem nas ruas para convocar a população para o evento, percebemos um grande interesse dos petropolitanos pelo assunto. Notamos que as pessoas não sabem detalhes sobre as reformas, mas já perceberam que seus direitos estão ameaçados e estão revoltadas”, relata Alvarenga.  “Quando se fala em reformas, sempre se pensa em avanço. Mas as reformas que estão em andamento não vão trazer nenhuma melhoria para os trabalhadores. E o povo já sabe disso”, relata o sindicalista bancário.

Fonte: Fetraf-RJ/ES