NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu, no último dia 15, Luiz Viegas da Motta Lima, funcionário aposentado do BB e primeiro presidente da Federação dos Bancários dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Enquanto dirigia nossa Federação, ocupou também o cargo de Secretário-Geral da CONTEC – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito. Viegas foi um dos sindicalistas envolvidos no esforço nacional de fortalecimento do sindicalismo bancário, com a criação de federações país afora para atender às exigências legais para a fundação de uma confederação nacional.

Com o golpe militar em 1964, Viegas foi demitido do BB e seu nome incluído na primeira lista de cassações, o AI-1, na qual também figuravam nomes como o de João Goulart, Luiz Carlos Prestes, Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Celso Furtado e os sindicalistas Aluízio Palhano, presidente da CONTEC, e o presidente do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), Clodesmidt Riani. Exilado na União Soviética (atual Rússia), retornou ao Brasil e ao quadro de funcionários do BB com a abertura política, em 1979.

Sem jamais ter se afastado do trabalho entre seus pares, em 1986 Luiz Viegas foi eleito Presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil.

Em 1994 foi inaugurado o auditório da Fetraf-RJ/ES, que levou seu nome. Em 2013, foi homenageado com o título de Sócio Benemérito da AAFBB.

Luiz Viegas da Mota Lima faleceu aos 94 anos em sua residência, em Copacabana, na companhia da familiares.

A Fetraf-RJ/ES lamenta a perda de seu primeiro presidente, liderança importante no movimento sindical bancário. A diretoria e os funcionários enviam suas condolências à família.

 

Luiz Viegas: Presente!