NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu nesta terça-feira (18) o sindicalista Augusto Campos, ex-presidente do Seeb-SP. Ele presidiu a entidade em 1979, na retomada da entidade, e atuou ativamente contra a ditadura militar e em defesa da categoria bancária.

Combativo, esteve à frente do Seeb-SP durante a intervenção do Sindicato e prisões de trabalhadores nos anos de chumbo. Foi pioneiro e criou uma nova forma de fazer sindicalismo dentro da entidade, com a mobilização dos bancários nas greves e negociação com os bancos.

“Seu comprometimento com os trabalhadores fez com que, durante a ditadura militar, mudasse a forma de fazer sindicalismo, unindo os trabalhadores e inaugurando uma nova forma de negociar com os banqueiros, sem que a Justiça interviesse nas negociações, com greves combativas e assembleias fortes. Foi um defensor da liberdade e um grande líder na defesa dos trabalhadores”,  diz Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Augusto Campos também participou da criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT).

Sua liderança, força, seu respeito e companheirismo serão para sempre lembrados pelos colegas de militância.

O velório será realizado na quarta-feira 19, a partir das 8h, no salão nobre do Memorial Acrópole Ecumênico, em Santos (Avenida Nilo Peçanha, 50, Marapé). A cerimônia de cremação será às 16h.

 

Fonte: Seeb-SP