Nota da Fetraf-RJ/ES sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco

Toda solidariedade aos familiares e amigos de Marielle Franco e Anderson – pela elucidação do crime e prisão dos assassinos

A diretoria da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo – FETRAF-RJ/ES, entidade sindical que representa mais de 40 mil trabalhadores bancários destes dois estados, vem, pelo presente, manifestar todo o seu pesar e indignação pelos bárbaros e cruéis assassinatos da vereadora do Psol-RJ Marielle Franco e do também companheiro Anderson Gomes, que a acompanhava dirigindo o carro em que foram executados.

Este crime hediondo, com características claras de execução premeditada, atinge fortemente a nossa ainda débil e incipiente democracia. Todos nós, militantes progressistas ou não, fomos de alguma forma atingidos pelos tiros que os assassinaram.

Lutadora incansável em defesa dos direitos humanos e da igualdade social, Marielle nasceu no Complexo da Maré. Graduou-se em sociologia pela PUC-Rio e fez mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi eleita Vereadora da Câmara do Rio com 46.502 votos, a quinta maior votação da eleição de 2016.

Anteriormente, Marielle coordenou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), ao lado do deputado Marcelo Freixo (Psol). Sua militância em direitos humanos começou após ingressar no pré-vestibular comunitário e perder uma amiga, vítima de bala perdida, num tiroteio entre policiais e traficantes na Maré.

Sua atuação impecável na defesa das populações das favelas garantiu a esta mulher de fibra espaço de denúncia e credibilidade perante a sociedade; além de ser uma militante imprescindível na luta das mulheres.

Marielle parte muito precocemente e deixa um legado, além de um futuro de lutas a favor do povo e de uma sociedade mais justa e igualitária.

Exigimos apuração imediata e rigorosa desse crime hediondo. Não nos calaremos!

Marielle, PRESENTE!