MOBILIZAÇÃO NO SANTANDER

Com o fim, ontem, da cláusula de garantia de emprego dos funcionários do Santander Banespa, a expectativa é que as demissões comecem já em dezembro. A previsão é de que a interligação das agências que o banco está realizando possibilite a redução do quadro e os bancários do extinto Banespa devem ser os primeiros a sofrer com isso. A previsão é de que os que estão afastados das agências ou mal avaliados (com notas 1 ou 2) sejam afetados pelas primeiras demissões.

Retardamento – da abertura das agências para os clientes é uma das estratégias que deve ser usada para pressionar a direção do banco a negociar a manutenção da garantia de emprego. Ontem os sindicatos foram para as portas das agências com o objetivo de abordar os funcionários e a direção do banco, mais uma vez, utilizou seguranças particulares para intimidar os manifestantes (a suspeita é de que sejam policiais aposentados). No Rio, a atividade foi muito bem sucedida e reuniu os sindicatos de Petrópolis, Baixada, Sul Fluminense e Rio, além da Federação, representada pelos diretores Paulo Garcez e Paulo de Tarso.

Caxias – A Câmara aprovou no dia 29, por unanimidade, uma Moção de apoio aos funcionários do Santander Banespa pela prorrogação do acordo de estabilidade no emprego, de autoria dos vereadores Guiovane Maria e Renato Oliveira, ambos do PT. A Moção será enviada ao presidente do Grupo Santander Banespa, Gabriel Jaramillo, com cópias ao Sindicato e Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp (Afubesp).

Fonte: