Maricá realiza Festival da Utopia em junho

Um festival para reunir a nata da intelectualidade e dos ativistas de esquerda de todo o mundo. Assim é o Festival Internacional da Utopia, que acontece em Maricá entre 22 e 26 de junho. Serão cinco tendas – Pensadores, Acampamento da Juventude, Espaço Mundo Encantado (para crianças), Encontro Internacional do Teatro e Feira de Reforma Agrária.

Na Tenda Pensadores haverá debates e palestras com alguns dos nomes mais importantes da esquerda mundial. Já estão confirmados João Pedro Stedile, líder do MST; Aleida Guevara, filha de Che e ativista dos Direitos Humanos, que discute a redução das dívidas dos países pobres; o ex-presidente Lula; a indiana Vandana Shiva, ativista ambiental e feminista e integrante do Fórum Internacional sobre Globalização; Jandira Feghali, deputada federal pelo PCdoB-RJ; o escritor e ativista paquistanês Tariq Ali, um dos signatários do Manifesto de Porto Alegre do FSM; Jean Wyllys, deputado federal pelo PSOL-RJ; o cientista indiano Prabir Purkayastha, especialista em sistemas energéticos e ativista por uma Internet justa e equitativa; Eduardo Suplicy, ex-senador pelo PT-SP; o sociólogo e escritor italiano Domenico de Mais; o economista Paul Singer, especialista em economia solidária, entre outros.

A CUT-RJ já anunciou que mudará temporariamente sua sede para Maricá nos dias do Festival. A Fetraf-RJ/ES estará presente com um stand, levando informações sobre questões de interesse dos trabalhadores. Militantes de esquerda de todo o mundo estão convidados.