Macrossetor de Serviços da CUT realiza seminário nos dias 3 e 4

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e as entidades que compõem o Macrossetor Serviços realizam nesta terça e quarta-feira (3 e 4) um Seminário Nacional. As atividades serão realizadas na sede do Departamento de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em São Paulo (SP). A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a Fundação Perseu Abramo são parceiras na organização do evento.

Fruto de debates realizados em plenárias nacionais e congressos da CUT, os macrossetores apresentam-se como novas possibilidades para os debates de temas gerais e comuns aos ramos profissionais, com a finalidade de ampliação das ações políticas.

“A organização em macrossetores é ainda mais fundamental agora, após o golpe apoiado por empresários e banqueiros com o objetivo de fragilizar a classe trabalhadora e retirar direitos. A união dos que trabalham e produzem para os diferentes setores da economia nacional é estratégica na defesa contra todos esses ataques”, avalia a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, destacando a necessidade do planejamento de ações conjuntas por conta da conjuntura adversa imposta reforma trabalhista, pela Lei das Terceirizações e, principalmente, os ataques às liberdades democráticas.

“Só com muita mobilização conseguiremos atuar diante dessa correlação de forças que atualmente não nos é favorável e virar o jogo para trazer de volta um Brasil mais justo e igualitário, que respeite os trabalhadores”, reforça a dirigente.

Programação:

3 de julho de 2018, terça-feira
9h às 9h30 – Abertura
9h30 às 13h – “O Brasil que o povo quer” – Fundação Perseu Abramo
13h – Almoço
14h às 16h – Panorama do Macrossetor (Coordenação do Macrossetor e Dieese)
16h às 18h – A construção do Macrossetor

4 de julho: quarta-feira
9h às 11h – Trabalho em grupos:
1 – Estratégia para o Macrossetor;
2 – Tecnologia, emprego no setor de serviços;
3 – Macrossetor e a conjuntura;
4 – Organização e estruturação
12h às 13h – Apresentação dos relatórios dos grupos
13h – Almoço
14h – Plenária para encaminhamentos:
– Coordenação;
– Coordenações regionais;
– Plano de ação.

 

Fonte: Contraf-CUT