Funcionários do BB discutem propostas, elegem delegação e fazem homenagem a dirigente falecido

Aconteceu no último sábado, no Rio de Janeiro, o Encontro Estadual dos Empregados do Banco do Brasil, que serve como etapa preparatória para o Encontro Nacional, a ser realizado em São Paulo no dia 17 a 19 de junho. Além da discussão das propostas que serão apresentadas, foi eleita a delegação que representa os funcionários do BB no estado.

O evento teve uma homenagem especial: foi batizado de Encontro José Proença Duarte, nome do dirigente conhecido como Paquetá. O sindicalista, que era funcionário do BB, faleceu em novembro último.

O encontro contou com a presença de Ernesto Shuji Izumi, funcionário do BB e secretário de Formação da Contraf-CUT, que veio para apresentar informações sobre Cassi, Previ e sobre as negociações do banco.

Entre as propostas que serão levadas ao Encontro Nacional estão:

  • Concessão do auxílio-refeição durante o período da licença-maternidade.
  • Cobrar do Banco do Brasil a continuidade das negociações, a fim implantar soluções de sustentabilidade para a Cassi, sendo que já foi referendado pelas entidades representativas a proposta apresentada pelos dirigentes eleitos.
  • Realização de encontro sobre saúde dos trabalhadores bancários e Cassi.
  • Previ – Reiterar a resolução do 26º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, em 2015, relativa à proposta feita pela empresa de Consultoria Accenture sobre a redução de 1/3 das diretorias executivas, inclusive representações eleitas pelos funcionários, e de terceirização da gestão dos investimentos.
  • Formação do Comitê Estadual contra a privatização do Banco do Brasil.
  • Enviar proposta às Centrais Sindicais para convocação de greve geral contra o governo ilegítimo de Michel Temer, as reformas trabalhistas e da previdência.
  • Posicionamento contrário ao Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 388, de 2015, – Complementar, que altera a Lei Complementar nº 108, de 29 de maio de 2001, que propõe alterações no modelo de gestão e processo decisório das entidades fechadas de previdência complementar patrocinadas por empresas estatais, os fundos de pensão.
  • Moção de apoio ao movimento OcupaMinc, que se espalha pelo Brasil em protesto contra o governo interino e seu ataque à cultura através da extinção do Ministério da Cultura.

 

Veja, abaixo, a Moção de Apoio aprovada pelos participantes:

 

 

MOÇÃO DE APOIO

 

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo – FETRAF RJ e ES vem, pelo presente, manifestar o seu mais irrestrito apoio ao movimento de ocupação do prédio da FUNARTE, como forma de repúdio à arbitrária e irresponsável extinção do Ministério da Cultura.

Como bem disse Fernanda Montenegro, “A Cultura é o caráter de um país, e restringir a alma de um país a uma secretaria é uma visão destrutiva do que se possa ter como nacionalidade.”.

A extinção do MinC representa um retrocesso inadmissível nas políticas democráticas de valorização de nossa identidade, que vinham sendo levadas a cabo durante governos de variados matizes políticos e partidários.

 A falaciosa argumentação de economia financeira para justificar a extinção do MinC na verdade esconde a verdade e expõe o caráter desse governo interino, que, assim como fez com as questões relacionadas a gênero, igualdade racial e direitos humanos, coloca a cultura num patamar de absoluta irrelevância frente às prioridades a serem abordadas pela sua gestão.

Defendemos a revogação imediata da decisão que extinguiu o MinC, sem o que permaneceremos na rua e luta, junto com os representantes da classe artística e da sociedade civil fluminense.

 

Todo o nosso apoio à ocupação da FUNARTE – Palácio Gustavo Capanema!