Entidades representativas da Caixa fazem encontro dia 30 no Rio

No último dia 18/10 o funcionalismo da Caixa em todo país, demonstrou a direção da empresa e ao Governo ilegítimo de Michel Temer o tamanho de sua força junto à opinião pública.  Reafirmou sua capacidade de luta para barrar de vez essa tentativa ilegal do Conselho de Administração da estatal, que pretende transformá-la em sociedade anônima (S/A).

A Caixa é responsável por diversos programas sociais – Fies, Minha Casa, Minha Vida, Seguro Desemprego, PIS, FGTS e outros.

Entregar a estatal à iniciativa privada, significa o fim dos incentivos aos projetos de saneamento básico, atualmente financiados a juros baixos. A sociedade seria prejudicada porque deixariam de existir os recursos que hoje são repassados a prefeituras para iniciativas sociais. Entregar a Caixa à iniciativa privada seria um grande passo para a privatização.

Caixa 100% pública

A direção do Sindicato dos bancários do Rio convoca para esta segunda-feira (30), uma reunião com as entidades  que representam os empregados da Caixa, ativos e aposentados, para definir novas ações de luta em defesa da Caixa 100% pública.

Além do Sindicato dos Bancários do Rio, participarão também os representantes da Apcef/RJ (Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal), Agecef-Rio  (Associação dos Gestores da Caixa/RJ), Aneac  (Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa) Advocef (Associação dos Advogados da Caixa), Anacef (Associação Nacional dos Avaliadores de Penhor da Caixa), Social Caixa (Associação dos Técnicos Sociais da Caixa), Apacef (Associação dos Aposentados da Caixa), Uneicef (União Nacional dos Empregados Inativos), Asas/BNH (Associação dos Servidores do Banco Nacional da Habitação) e a Apacef/RJ (Associação dos Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal do RJ).

O objetivo da reunião é propor ações conjuntas numa campanha permanente em defesa da Caixa e formular  propostas para serem debatidas em assembleia específica dos empregados da Caixa a ser convocada.

“Apesar do Conselho de Administração da Caixa ter adiado a votação que prevê a transformação da empresa em S/A, nada ainda está definido. Portanto, temos que avançar em nossas estratégias de enfrentamento contra esta proposta absurda de Temer e seus aliados”, afirma a presidenta do Sindicato, Adriana Nalesso.

Fortalecer a mobilização

No encontro das entidades no dia 30, será definida uma data para reunir os delegados sindicais. “Esse é um momento para que todos os empregados abram mão de quaisquer vaidades e adiem outros compromissos! Afinal, nem só os nossos empregos estão em jogo, mas também o futuro de toda nação, uma vez que todas as políticas sociais desenvolvidas no país são implementadas pela Caixa 100% pública, através de seus empregados, admitidos por concurso público”, disse o diretor do Sindicato José Ferreira.

Opinião pública

O Sindicato vem realizando caravanas em defesa dos bancos públicos por diversos bairros da cidade. “Nessas ocasiões constatamos a necessidade de nos juntarmos numa campanha que reúna os empregados da Caixa e a população, contra a intenção do governo golpista Temer de entregar o patrimônio público à iniciativa privada”, disse o vice-presidente do Sindicato Paulo Matileti.

Na terça-feira (24), representantes de entidades dos empregados da Caixa de abrangência nacional – Fenae, Advocef, Fenag, Aneac e AudiCaixa –  também se reuniram para debater formas de mobilização em defesa da Caixa e buscar apoio da sociedade para a luta. A ideia é mostrar para a população como a estatal é essencial em áreas como habitação, saneamento, infraestrutura, educação, esporte, cultura e agricultura.

 

Fonte: Seeb-Rio