Empresa de Telemarketing propõe redução de jornada e salário abaixo do mínimo

Orientados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações – Sinttel Bahia, os empregados da Tel Centro de Contatos Ltda que atendem ao serviço 135 do Instituto Nacional da Seguridade Social – INSS, no site Iguatemi, iniciaram na manhã de terça-feira, 02, uma greve por tempo indeterminado. A paralisação é motivada pela alteração de contrato imposta pela empresa que reduz a carga horária laboral de 180h para 150h, e os rendimentos para menos de um salário mínimo.

Após diversas reuniões entre a Tel e o Sindicato, inclusive com duas mediações no Ministério Público do Trabalho – MPT, não se chegou a um entendimento sobre o assunto. “A empresa quer impor a redução de carga horária com redução de salários, o que trará grandes prejuízos financeiros e previdenciários para os trabalhadores, e isso o Sindicato e os trabalhadores não podem aceitar” explica o dirigente sindical Gildomar Santana.

Na audiência realizada no dia 19 de dezembro no MPT, o Sinttel apresentou três propostas à empresa: a primeira propunha a redução da carga horária com a manutenção do valor do salário nominal nos moldes atuais, ou seja, em um salário mínimo; na segunda haveria a redução da jornada e dos salários, mas seria pago um abono no valor de R$ 2 mil para os trabalhadores que aceitassem o acordo; e na terceira se manteria a jornada e os salários nos moldes atuais (180h = um salário mínimo) sendo a questão rediscutida durante a negociação do acordo coletivo 2018, mas a empresa recusou todas as propostas sugeridas pela entidade sindical sem oferecer uma contraproposta.

 

Fonte: Jornalistas Livres