Dia de Luta contra reforma da Previdência tem atividades em toda a base

As centrais sindicais definiram que este 19 de fevereiro seria um Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência. Os sindicatos da base aderiram, realizando atividades para alertar não só os bancários, mas todos os trabalhadores e a população.

Oscomposit_3 dirigentes do Sindicato dos Bancários de Angra dos Reis amanheceram cedo para percorrer todos os cinco municípios da base. Foram colados cartazes em todas as agências dos cinco municípios da base. O material alerta sobre o perigo que a aprovação da reforma da Previdência representa para os trabalhadores.

Os bancários de Campos promoveram um ato público no calçadão do centro financeiro da cidade, com uso de faixas e colagem de cartazes nas agências bancárias. Em suas falas, os dirigentes convocaram a população para somar na luta e pressionar os parlamentares para que não votem a favor da reforma. Também participaram do ato metalúrgicos, servidores da Faetec, professores e lideranças do movimento estudantil.

No Espírito Santo houve atividade organizada pelo movimento Capixabas contra a Reforma da Previdência, do qual o Sindibancários/ES faz parte. Trabalhadores e representantes de diversas centrais sindicais, integrantes de movimentos sociais e servidores públicos fizeram um grande abraço simbólico na sede do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), situado na Beira Mar, em Vitória. O ato fez parte do Dia Nacional de Luta realizado em todo país. No Espírito Santo, a manifestação teve início na Praça Oito e seguiu em marcha pelo Centro de Vitória, Avenida Beira Mar até a sede do INSS. Durante o protesto, o diretor do Sindibancários/ES, Carlos Pereira Araújo (Carlão), desmentiu a alegação do governo de que o sistema previdenciário é deficitário e apontou que quem vai pagar essa conta serão os trabalhadores, se aprovada a reforma da Previdência.

O Sindicato dos Bancários de Macaé realizou atividade contra a Reforma da Previdência (PEC 287/2016), conhecida também como a PEC do Caixão, no centro do município-sede. Em alusão a referida PEC do Caixão, os diretores do sindicato realizaram um cortejo fúnebre pelas ruas do centro da cidade. Por onde passava o cortejo, era nítida a insatisfação da população quanto à reforma da Previdência.

O Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo esteve no centro do município-sede fazendo panfletagem nas proximidades das agências, com uso de material com fotos e nomes dos deputados federais. O panfleto também trazia informações sobre o site Na Pressão, elaborado e mantido pela CUT para pressionar parlamentares a votar a favor dos trabalhadores.

O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro fez paralisação das agências da Rio Branco até meio-dia. Sedan, principal prédio administrativo do BB no estado, também foi atingido pela paralisação.

Os dirigentes do Sindicato dos Bancários de Teresópolis fizeram panfletagem e corpo a corpo com a população nas portas de todas as agências bancárias do município. Houve distribuição de material com as fotos e nomes dos deputados federais do estado e como têm votado e matérias de interesse dos trabalhadores.

Em Três Rios os dirigentes do Sindicato dos Bancários fizeram caravana nas agências com distribuição de material sobre as reformas trabalhista e da previdência para os bancários. Foi realizada também uma atividade no calçadão comercial do centro, com distribuição de panfletos sobre a reforma da previdência e da cartilha sobre reforma trabalhista, principalmente para os comerciários que trabalham na área.

 

Fonte: Fetraf-RJ/ES