CCT assinada, hora de refletir

Ontem assinamos nossa CCT do bancários 2016/2018. Não conseguimos tudo o que queríamos, é verdade. Mas vejo esta campanha como uma vitória, pois, depois de 31 dias de greve – 32 na Caixa, em algumas bases – conseguimos, numa conjuntura totalmente adversa, mudar uma proposta de 6.5% + R$3.000,00 para 8% +R$3.500,00, além de avanços no vale-alimentação, com 15% de reajuste, e 10% no ticket-refeição e no auxílio-creche. Conseguimos também que os banqueiros reconhecessem os problemas em relação ao emprego e concordassem com a criação de um GT. E ainda obtivemos o abono total dos dias parados.

Lógico que teremos críticas, mas acho que nosso movimento sai vitorioso devido às circunstâncias. Aproveito para afirmar que nossa luta não acaba, pois ainda teremos muitos embates, não só em relação à nossa categoria, mas também no que se refere à classe trabalhadora como um todo.

Por fim, fica uma reflexão para os bancários e bancárias: “Será que você participou da campanha, ajudando em tudo que podia? Será que não poderia ter participado mais, e, com isso, colaborado com a mobilização para pressionar mais os patrões nas negociações?”

Temos que refletir antes de somente criticar.

Como um dos membros do Comando Nacional dos Bancários, quero agradecer e parabenizar a todos e todas que participaram ativamente deste processo.

Só a luta te garante!