Bancários se unem a outras categorias na construção da greve geral

Por toda a base da Fetraf-RJ/ES haverá paralisações e manifestações neste dia 30. A greve geral convocada pelas Centrais Sindicais, a Frente Povo Sem Medo, Frente Povo Sem Medo e Frente de Esquerda, os movimentos estudantis e de trabalhadores rurais vai parar o país. Trabalhadores e sociedade estão mobilizados para pressionar o governo golpista e sua base aliada a suspenderem a tramitação das propostas de reformas que vão exterminar a proteção social no Brasil.

Em Angra dos Reis o “esquenta” foi com um ato na Praça do Porto na quinta-feira, 29, no final do dia. Na sexta-feira, greve geral, com adesão das categorias que formam a Frente Sindical Angrense, composta por vigilantes, petroleiros, servidores, professores, estivadores, arrumadores, rodoviários e eletricitários, entre outros.

Na Baixada Fluminense haverá caravana pelas agências bancárias do centro de Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

Em Campos haverá greve dos bancários. O sindicato vem fazendo manifestações pelo centro da cidade nas últimas semanas, para mobilizar os trabalhadores e levar à população informações sobre as reformas propostas pelo governo golpista.

No Espírito Santo haverá greve geral, decretada pelos bancários em assembleia realizada no último dia 20. Outras categorias também participam.

Os bancários de Macaé retardam a abertura das agências bancárias do centro do município, mas desde a madrugada estarão colaborando com atos e paralisações que serão realizados pelos movimentos organizados da região, como petroleiros, MST e estudantes.

Em Nova Friburgo haverá manifestações nas agências e atividades com a participação de todas as entidades do Forum sindical, que reúne metalúrgicos, trabalhadores da construção civil, da indústria têxtil e do vestuário, rodoviários, professores das redes pública e privada, entre outros. Haverá ato público na Praça Juarez Antunes, no fim do dia.

O sindicato de Niterói faz manifestações com panfletagem por todas as agências da base.

Em Petrópolis haverá um grande ato político-cultural no final do dia, para sensibilizar a população sobre a necessidade de lutar contra as reformas. A concentração será às 16h na Praça da Inconfidência e os manifestantes seguem até a Praça D. Pedro, onde haverá apresentações artísticas e falas políticas.

No Rio de Janeiro haverá greve nas agências do centro e um ato público em conjunto com todas as categorias e movimentos sociais no fim da tarde, a partir das 17h, na Cinelândia.

No Sul Fluminense, os bancários madrugam para participar da panfletagem que os metalúrgicos organizam em frente à CSN. Em seguida, haverá retardamento da abertura das agências bancárias.

Em Teresópolis haverá panfletagem na Calçada da Fama em conjunto com os professores da rede pública. Em seguida, os dirigentes percorrem as agências bancárias para fazer corpo a corpo com bancários e a população.

Em Três Rios os sindicalistas bancários vão retardar a abertura das agências e mais tarde se juntam às demais categorias organizadas da região para um ato às 16h no Calçadão. Às 17h farão um enterro simbólico do presidente golpista.