AUDIÊNCIA PÚBLICA: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

No Dia 29 de novembro, no município de Quissamã, Estado do Rio de Janeiro, aconteceu a I Audiência Pública “Violência Contra a Mulher” Meso-Região Norte-Noroeste Fluminense. A audiência teve a finalidade de aprovar os seguintes documentos norteadores de políticas públicas de atenção à mulher:

1- Carta de Quissamã, onde os poderes Executivo e Legislativo Municipais reconheçam a importância das políticas de prevenção, tratamento e repressão à violência contra a mulher;

2- Acordo de Cooperação ao Plano Nacional de Políticas para Mulher, onde o Poder Executivo dos Municípios se comprometa na aplicação das diretrizes nacionais referentes às políticas de prevenção, tratamento e repressão à violência contra a mulher;

3- Parlamento Fluminense de Políticas para as Mulheres, onde o Poder Legislativo dos Municípios se comprometa com a criação de um fórum permanente de vereadores, com vistas à discussão e fiscalização das políticas para as mulheres.

Dos 22 municípios do Norte e Noroeste Fluminense, 17 estiveram representados. Foi um marco histórico na vida de todas as Mulheres dessas Regiões, cabendo agora ao movimento social organizado cobrar e acompanhar o pacto assumido pelos poderes Executivo e Legislativo naquele evento.

A Federação dos Bancários e o Sindicato dos Bancários de Macaé foram representados por Iracini Soares da Veiga (Dir. P/Q. da Mulher da FEEB RJ/ES e Integrante da Comissão de Mulheres Trabalhadoras da CUT RJ) e pelo Companheiro Glauro Santos Franco, presidente do Sindicato.


Iracini Soares da Veiga – Dir. P/Q. da Mulher – FEEB RJ/ES

Fonte: