Assinado acordo com a Fenaban

O Comando Nacional e os sindicatos de bancários do país assinaram, nesta segunda, 17, o acordo da campanha nacional com os bancos. Agora, as empresas têm até dez dias úteis para creditar o abono de R$ 1.700 e a primeira parcela da Participação nos Lucros e Resultados, PLR, de 40% do salário mais R$ 400. Além disso, têm de pagar as diferenças no salário e nas demais verbas retroativas a 1º de setembro.

A pedido da CNB/CUT e dos Sindicatos, alguns bancos aceitaram antecipar esse prazo. No Banco do Brasil (que tem PLR diferenciada), o crédito foi nesta segunda-feira. O ABN Real pagará a PLR e as diferenças salariais no dia 25. O Unibanco se comprometeu a depositar no dia 25 o abono e as diferenças salariais e, no dia 28, a PLR. No Itaú o compromisso é pagar tudo até o dia 27. No fechamento desta matéria, o Bradesco e outros bancos não haviam respondido.

Apesar da assinatura do acordo deste ano, continuam as negociações específicas. BB e Caixa têm reuniões marcadas para quarta, dia 19. Mas há diversos pontos a ser discutidos também nos bancos privados, e as comissões dos empregados estão agendando reuniões para estruturar suas atividades.

Fonte: CNB/CUT

Fonte: