Assembleia aprova proposta de acordo de PLR do BNDES

Reunidos em assembleia no incio da tarde desta segunda-feira, 05, no edifício-sede, os funcionários do sistema BNDES aprovaram a proposta de PR – Participação nos Resultados apresentada pela administração. A fórmula para cálculo dos valores foi aprovada por 55,9% dos presentes e rejeitada por 40,2%. Houve, ainda, quatro abstenções.

A proposta foi criticada por muitos funcionários por se tratar de um ultimato do banco. O representante da administração presente à assembleia deixou claro que esta era a última proposta que o banco estava disposto a apresentar. A direção do BNDES voltou a responsabilizar a Sest – Secretaria de Controle das Estatais – pela limitação dos valores.

Mas a maioria dos funcionários entendeu que, mesmo açodados, deveriam aceitar a proposta, sob risco de, caso contrário, ficarem sem nenhum pagamento de PR. “A proposta não foi a desejada, porém foi a possível tendo em vista a conturbada conjuntura política e econômica do país, sobretudo em função das ameaças que as empresas públicas estão sofrendo por parte do governo golpista”, analisa Luiz Maggi, diretor para Bancos Federais da Fetraf-RJ/ES.

Ficou claro durante a assembleia que a discussão não está encerrada com a aprovação da proposta. Os valores rebaixados provocaram debates que poderão resultar em mobilização para que se construa um novo modelo de PR. “Como o acordo de PR tem validade de apenas um ano, ao contrário do ACT, há espaço para que se elabore uma proposta para o ano que vem, de modo a buscar a melhora dos valores. Mas isto vai depender da mobilização dos funcionários do sistema BNDES”, alerta Maggi.

 

Fonte: Fetraf-RJ/ES