Assalto em Madureira: Sindicato cobra mais segurança e melhores condições de trabalho

Após a tarde de terror que funcionários e clientes do Banco Santander agência da Rua Maria de Freitas viveram na última sexta-feira (2), o clima de insegurança ainda predomina na agência. O assalto ocorreu próximo do horário final de trabalho, por volta das 16 horas. Apesar de estar próximo do encerramento, uma grande quantidade de clientes se concentrava no local, mais de 70 pessoas esperavam o atendimento.

Sindicato atento 

O Sindicato está atento a situação dos bancários da agência, que estão psicologicamente abalados com o terror vivido durante o assalto em que foram feitos reféns dos bandidos. “Eles não têm as mínimas condições psicológicas para voltar às atividades, apesar do Santander querer reabrir a agência o mais rápido possível. A preocupação do banco é somente com o patrimônio físico e não com as pessoas. Os funcionários viveram um drama por mais de três horas. Queremos que o banco preste todo o apoio e assistência aos bancários”, disse o diretor do Sindicato, Marcos Vicente. Para o sindicalista, a unidade não tem condições de reabrir. “É preciso preservar os funcionários. Além disso, as condições do local são insalubres, pois a unidade está em obras, com forte cheiro de tinta, excesso de poeira, além de materiais quebrados. A fachada está coberta com tapumes”, acrescenta Vicente.

Demissões e sobrecarga  

A redução do quadro de funcionários que a agência sofreu com a política de demissões do banco, teve impacto no incidente de sexta-feira. A pequena quantidade de trabalhadores para o atendimento ocasiona num serviço precário prestado aos clientes, resultando numa grande aglomeração de pessoas dentro da agência, mesmo faltando apenas dez minutos para o fechamento da unidade. Na rua Maria Freitas, onde fica localizado a agência, existe uma outra unidade (3459), e seus clientes foram direcionados para o lugar, por tempo indeterminado. Porém, seus funcionários sofrem com o medo, insegurança, e a instabilidade emocional, pois viram de perto toda ação criminosa. Após um pedido dos dirigentes, bancários de outras agências serão deslocados para a 3459, para reforçar a equipe e atender a grande demanda direcionada para a unidade.

Além de Marcos Vicente, o diretor do Sindicato Adriano Garcia também acompanha todo o andamento do caso, como a questão da saúde dos funcionários e também as condições de reabertura da agência. O Sindicato já  solicitou ao banco a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).

Uma reunião urgente solicitada pelos dirigentes com o Santander será marcada em breve, para definir melhorias na segurança, além de pautar as condições e sobrecarga de trabalho, problemas vividos diariamente pelos bancários.

 

Fonte: Seeb-Rio