ÁRVORE DE NATAL, PROTESTO E VAIAS

Neste domingo (dia 4), cerca de cinco mil pessoas foram ao parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, acompanhar a inauguração da árvore de Natal patrocinada pelo banco Santander. Com a altura de um prédio de 18 andares, pesando 200 toneladas e com revestimento vermelho, a árvore é iluminada por cem bolas e cem estrelas.

A direção do banco, no entanto, foi surpreendida pela presença dos bancários na festa. Eles foram denunciar a ameaça de demissão que milhares de pais e mães (funcionários do Santander) estão sofrendo nesse Natal. Nas faixas dos manifestantes estava o outro lado do grupo espanhol: “Árvore de Natal do Santander Banespa é para esconder milhares de demissões”. Cartões de natal defendendo o emprego e os direitos dos bancários também foram distribuídos na platéia do evento. E foi impossível ver a árvore sem lembrar das reivindicações dos bancários, já que um grande balão foi colocado exatamente na frente dela, com a inscrição “Santander Banespa quer demitir milhares de bancários brasileiros às vésperas do Natal”.

A atividade fez parte da Campanha Nacional Contra Demissões no Santander Banespa, que visa barrar o corte de pessoal e pressionar o banco a abrir negociações sobre a pauta de reivindicações específicas dos funcionários do grupo.

O prefeito de São Paulo, José Serra, foi vaiado ao ter seu nome anunciado pelo ator Raul Cortez, que estava fazendo a apresentação do evento.

Culto ecumênico – No dia seguinte à inauguração da árvore, aconteceu um culto ecumênico no Centro Administrativo Santander 3, em Interlagos, mas a direção do banco proibiu a participação dos bancários do Sindicato. Foi entregue uma carta aos religiosos que conduziram o culto denunciando a demissão em massa que o Grupo Santander Banespa pode realizar.


Com informações do Sind. Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

 

Fonte: