Artistas e produtores culturais ocupam antiga sede do MinC no Rio

O Palácio Gustavo Capanema, antiga sede do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e atual sede da Funarte, foi ocupado por artistas e produtores culturais por volta das 11h da manhã desta segunda-feira, 16. A ocupação não tem data para acabar e foi feita em protesto contra a fusão da pasta com a da Educação, promovida pelo governo interino de Michel Temer.  Às 13 h foi feito um abraço simbólico ao edifício, do qual participaram cerca de 500 pessoas.

Os ocupantes realizaram, no primeiro momento, uma assembleia em que se apresentaram e dividiram as tarefas. Foi redigido também um manifesto a ser divulgado posteriormente. Nas primeiras horas da ocupação passaram pelo local parlamentares como os deputados Luiz Sérgio (PT), Chico D’Ângelo (PT) e Jandira Feghali (PCdoB), além do vereador Reimont (PT) e a deputada estadual Rosângela Zeidan (PT). Também participaram do ato representantes de centrais, inclusive a CUT-Rio, e sindicatos, como o dos Bancários, Petroleiros, Comerciários e Professores. Representantes do funcionalismo da EBC e do ministério extinto também compareceram e compõem a ocupação.

A pauta é simples, como informa Maria Eduarada Quiroga, secretária de comunicação da CUT-Rio: “Não negociamos com Michel Temer e não vamos legitimá-lo negociando ou aceitando restaurar o ministério neste governo. Queremos que Dilma Roussef volte à presidência e que o Ministério da Cultura seja refundado”, informa a sindicalista.