ES: Orientação do Sindicato dos Bancários é manter fechamento dos bancos

As agências e departamentos dos bancos devem ficar fechados até que se normalize a situação da segurança no Estado. Essa é a posição do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo já comunicada aos bancos. Ofícios foram encaminhados desde esta segunda-feira (6) às instituições financeiras pleiteando que essa orientação seja formalizada junto aos bancários. Na madrugada desta terça-feira (7), a agência do Itaú de Carapina foi arrombada, o que mostra mais uma vez que os bancos são alvos recorrentes de assaltantes.

Nesta manhã, cada banco está adotando um procedimento em relação a seus empregados. Na Caixa Econômica Federal não há atendimento aos clientes. Os funcionários estão sendo orientados a avaliar sua própria situação de segurança para deslocamento ou não até a unidade para trabalho interno. No Banco do Brasil, as agências e departamentos estão fechados. No Bradesco, há apenas trabalho interno. No Banestes, se não tiver quadro completo de empregados e equipe de vigilância as agências não abrem.

Solidariedade

O Sindicato dos Bancários lamenta o aumento da violência desde o último final de semana e ressalta a importância da atuação dos policiais, assim como todos os servidores públicos, que devem ser valorizados na sua atividade profissional. Esperamos que a mobilização seja encerrada por meio do diálogo com as famílias e não com a criminalização do movimento como vem fazendo o Governo Paulo Hartung.

 

Nota pública sobre funcionamento bancário e segurança

O Sindicato dos Bancários reafirma orientação para que todas as instituições financeiras permaneçam fechadas, inclusive sem a execução de serviços internos, enquanto não forem restabelecidas as condições de segurança adequadas para o prestação do serviço bancário.

Alerta ainda que os bancos e seus prepostos são responsáveis pela integridade física dos empregados, devendo portanto zelar pela preservação de sua segurança. No caso dos bancos que insistirem em convocar os empregados ao trabalho, seja para atendimento ao cliente ou para expediente interno, o Sindicato poderá acionar a justiça buscando indenização coletiva – além da individual, em caso de dano efetivo – pela ameaça à integridade dos trabalhadores, uma vez que estão sendo submetidos à situação de risco maior que a habitual.

Desde a última segunda-feira, 06, três trabalhadores bancários foram vítimas de assalto a caminho do trabalho, situação que caracteriza acidente de trabalho.

Ao empregado bancário, o Sindicato buscará garantir o direito ao abono dos dias em que não compareceu ao trabalho em função de situação de risco. Vale lembrar que não há, em caso de ausência por fator de risco, obrigatoriedade de compensação ou desconto das horas.

 

 

Fonte: Seeb Espírito Santo