1ª Conferência Nacional dos Financiários começou na última quinta-feira em São Paulo

A 1ª Conferência Nacional dos Financiários terá início nesta quinta-feira (12), às 18h, na  sede da Contraf-CUT, no centro de São Paulo, e segue até 14 de maio (sábado).  Durante três dias, os trabalhadores debaterão as prioridades para a minuta da categoria e definirão o calendário da campanha salarial, com data-base em 1º de julho.

A Contraf-CUT estima em mais de 500 mil o número de trabalhadores que presta serviço para as financeiras, em todo o Brasil, mas na base da Federação Nacional de Instituições de Crédito, Financiamento e Investimentos (Fenacrefi) há apenas 10 mil.

Para o presidente da Confederação, Roberto von der Osten, debater as pautas dos financiários é imprescindível para fortalecer as negociações do ramo. “No momento em que estamos vivendo um cenário político de constante ameaça de retirada de direitos, a conferência proporcionará que os financiários de todo o país se fortaleçam ainda mais na luta pela ampliação de direitos”.

O presidente da Fetraf-RJ/ES, Nilton Damião Esperança, esteve presente à abertura da conferência e destaca que a representação dos financiários já é regularizada nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. “Nossa Federação já fez adequação estatutária para abranger todos os trabalhadores do ramo financeiro, assim como os 13 sindicatos filiados, que são também signatários do Acordo Coletivo Nacional dos Financiários. Temos a representação não só de fato, mas também de direito”, destaca Nilton. O dirigente acrescenta, ainda, que é necessário intensificar o trabalho junto aos trabalhadores das financeiras. “Precisamos realizar o levantamento do contingente de financiários em nossa base e a criar grupos de trabalho específicos para debater este tema nos sindicatos”, aponta o sindicalista.

A Conferência conta com análise da conjuntura econômica, além de trabalhos em grupo, com debates sobre os temas: emprego e remuneração; saúde, condições de trabalho e igualdade de oportunidades; sistema financeiro e organização do ramo.

 

Programação

DIA 12/05

18h – Abertura

DIA 13/05
09h – Análise da Conjuntura econômica

Airton dos Santos – DIEESE

11h – Painel do Ramo Financeiro e Organização dos Financiários
Luiz Carlos Campos – Assessor Secretaria Geral – SEEB/SP
Catia Uehara – DIEESE/Subseção SEEB/SP

14h às 18h – Trabalho em Grupos
Grupo 1 – Emprego e Remuneração
Grupo 2 – Saúde, Condições de Trabalho e Igualdade de Oportunidades
Grupo 3 – Sistema Financeiro e Organização do Ramo

DIA 14/05
09h – Apresentação dos Relatórios dos Grupos
11h- Encaminhamentos para Conclusão da Minuta e Calendário da Campanha Salarial
13h – Encerramento