Seeb-Rio faz ato contra demissão do Rei Momo

O Rei Momo do carnaval 2018 foi demitido do Santander e o Sindicato dos Bancários do Rio protestou com samba. Dois prédios administrativos e três agências do banco no centro tiveram sua abertura retardada em duas horas e ato político na manhã desta segunda-feira, 18.

Os locais de privatização fazem um triângulo no entroncamento de duas importantes artérias do Centro. A primeira foi o prédio administrativo da esquina de Av. Presidente Vargas com Av. Rio Branco, conhecido como Realzão. Outra sede administrativa do banco, localizada na Praça Pio X, também teve o início do expediente retardado. Nos dois prédios, as agências que ficam no térreo foram atingidas. A agência Guanabara, onde o Rei Momo Milton Rodrigues é lotado, também foi parcialmente paralisada e em frente a ela se concentrou a ação dos sindicalistas. O protesto foi em ritmo de carnaval, para fazer referência ao título de Rei Momo que o bancário receberu, e contou com a participação da bateria do Bloco dos Bancários.

Entenda

Milton Rodrigues foi demitido por justa causa na primeira quinzena de novembro. O banco alegou que o bancário fez mau uso da licença médica de que gozava, uma vez que se afastou para tratamento de erisipela e acabou fazendo cirurgias nas mãos neste período. Mas o Rei Momo seguiu os procedimentos corretos e procurou o INSS para informar sobre as cirurgias e o órgão ratificou o afastamento. O INSS apenas trocou a razão da licença, informando no laudo que a lesão nas pernas estava curada e que o restante do período de afastamento previamente concedido seria usado para recuperação pós-operatória.

Mas o banco não quis saber de explicações, nem mesmo das oficiais. Numa atitude que demonstra desconhecimento das normas, o Santander rejeitou os laudos do INSS com a alteração do motivo de afastamento. Foi um erro da empresa por não aceitar os documentos e demitir o funcionário. Não tendo havido nenhuma irregularidade, não cabe demissão por justa causa.

Com a dispensa por justa causa, o bancário ficou privado de seu próprio sustento. E haja alegria para sambar e “reger” o carnaval enquanto o estômago estiver vazio.

 

Fonte: Fetraf-RJ/ES